Furacão Maria toca o solo na Dominica já na categoria 5

Furacão tocou solo na ilha de Martinica por volta das 22h40. Previsão é de que ele chegue a Porto Rico na quarta-feira.




A área sombreada em vermelho indica o caminho potencial do furacão. Observe que os impactos (particularmente: chuva pesada, inundações costeiras) como em qualquer tempestade tropical, podem se espalhar além do caminho previsto. (Ilustração-Weather Channel)

A tempestade tropical Maria está chegando as Ilhas Leeward como um furacão de Categoria 5, extremamente perigoso e com um enorme potencial destruição nas já devastadas Ilhas Virgens e Porto Rico, as quais ainda estão se recuperando do furacão Irma há menos de duas semanas .

Maria está atualmente a cerca de 5 milhas a sudeste de Dominica, se movendo a cerca de 10 mph. A do olho do furacão está se deslocando sobre a terra na ilha.

LEIA TAMBÉM: O antes e depois da destruição do ‘Harvey’

LEIA TAMBÉM: Força dos ventos do Irma foi histórico, mas danos do Harvey vão durar anos.

LEIA TAMBÉM: A passagem do Matthew pela Flórida, mostra o incrível poder de organização dos americanos.

Os fortíssiomos ventos chegaram a Republica Dominicana, as ilhas de Guadalupe e Martinica, com ventos de tempestade tropical atingindo também partes das Ilhas Leeward.

A passagem do furacão Maria sobre Porto Rico pode ser a de maior impacto sobre a ilha em quase um século, afirmou o meteorologista local Gabriel Lojero. A última vez que Porto Rico foi atingido por um furacão de categoria 4 foi em setembro de 1932, pelo San Ciprián. Espera-se que o Maria chegue à ilha na quarta-feira.

Ainda não está claro se a Flórida terá que enfrentar essa tempestade. Porém os modelos de projeções utilizados, levam a tempestade para centenas de quilometros de distância dos EUA. Mas uma análise precoce no modelo europeu que rastreou o Irma de forma confiável, leva a tempestade na direção da Flórida.



O modelo Europeu (7 Set) foi o mais preciso relatando a tragetória do Furacão Irma que atingiu a Flórida no início de setembro. (Modelo NHC)



VIDA EUA: Como viajar dentro dos Estados Unidos
VIDA EUA: Os 10 maiores obstáculos para brasileiros que mudam para os Estados Unidos